..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre destina 59% da receita para pagamento de pessoal e encargos, revela Tesouro Nacional

Acre destina 59% da receita para pagamento de pessoal e encargos, revela Tesouro Nacional

Dados divulgados pelo Tesouro Nacional, esta semana, apontam que o Acre destina 59% da receita total ao pagamento de pessoal e encargos sociais. O Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) com foco nos Estados e Distrito Federal é referente ao 5º bimestre de 2020.

O gasto com custeio é de 20%. Serviço da dívida 5%, ou seja, o que é destinado ao pagamento de juros da dívida. Outros 2% são destinados para investimentos. Pouco se investiu este ano. A pandemia da covid-19 pode ter sido um fator preponderante para fazer os cair os investimentos.

Além do Acre, estão nesta situação os estados Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraíba, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Distrito Federal, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí e o Distrito Federal.

Apenas os estados do Amapá (40%), Roraima (47%), Amazonas (48%), Ceará (49%) e Rondônia (49%) não comprometem mais de 50% da receita para o pagamento de pessoal e encargos.