A Comissão de Financiamentos Externos, do Ministério do Planejamento e Orçamento, autorizou, com ressalva, a cooperação financeira não-reembolsável entre o estado do Acre e o Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento da Estrutura Institucional do Mercosul (Focem).
O Fundo pretende doar ao Estado do Acre US$ 12.750.000,00. Em contrapartida, o Acre deve arcar com pelo menos 15% dos gastos elegíveis do projeto e a totalidade dos gastos inelegíveis.
A reunião do Cofiex aconteceu no último dia 25 de abril deste ano.
Todo esse dinheiro tem um destino: o Programa de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas para Geração de Emprego no Estado do Acre (Procape).
O Procape tem objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, o aumento do emprego, trabalho e renda, e a redução da pobreza rural nas regiões do Alto e Baixo Acre por meio da expansão e fortalecimento das cadeias produtivas da suinocultura e avicultura junto aos mercados local, nacional e internacional.
O Programa vai beneficiar de forma direta 1500 famílias de produtores rurais, com envolvimento estimado de 2625 mulheres e 1500 jovens entre as idades de 15 a 29 anos. O Acre é o 16º do país no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com índice de desenvolvimento humano de 0,710, em 2021, considerado alto. Contudo, 21 dos 22 municípios têm IDHM baixo ou muito baixo, e 51% da população vive em situação de pobreza.