O Acre aparece no mapa da mineração no País como uma nova área a ser explorada. Um levantamento feito pela Consultoria Jazida para o jornal Estado de S. Paulo revela que a Serra do Divisor está na rota dos mineradores. A região já foi alvo de prospecção nos anos 1940 quando a Petrobrás iniciou estudos da área.
Um projeto do governo federal visa permitir que comunidades indígenas passem a explorar suas áreas. Caso a população indígena ocupante da área não queira explorar, esta pode fazê-la por meio de empresas e com consequência receber por isso. A visão do governo é contestada e vista com cautela por ambientalistas e movimentos indígenas.
Atualmente a exploração mineral em terras indígenas é proibida. O governo quer mudar isso e abrir para a exploração legal. A medida beneficiaria os estados da Amazônia Legal, onde concentra as maiores terras indígenas do País e também as riquezas minerais. Entretanto, a exploração, mesmo que legalizada, pode trazer consequências paras o ecossistema da região.