O Acre é um dos piores estados do Brasil para se viver, segundo um levantamento feito pela página Brasil em Mapas.
Em 18º lugar entre as 27 unidades da Federação no quesito qualidade de vida, o Acre aparece na parte debaixo do ranking com Alagoas, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Pará.
Para chegar a essa conclusão, o Brasil em Mapas cruzou dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), taxa de homicídios e taxa de desemprego.
O estado de São Paulo posiciona-se em primeiro lugar no ranking, seguido de Santa Catarina e Distrito Federal. Em quarto lugar ficou o Paraná e Rio Grande do Sul, em quinto. Após o Estado, que ocupa sexta posição, estão Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
O IDH utiliza como base a expectativa de vida em anos, a média de anos de estudo e a renda média per capita. Os índices são divulgados no Atlas do Desenvolvimento Humano/PNUD Brasil 2021.
Outro aspecto utilizado é o desemprego, medido pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente ao primeiro trimestre de 2023.