A Secretaria de Agricultura do Acre divulgou na manhã desta sexta-feira (07) o boletim econômico do setor agropecuário do Acre. Os dados reúnem o movimento da economia agrícola dos últimos anos e a média das atividades produtivas do estado. O relatório também divulgou Valor Bruto da Produção acreano em 2023 que foi de 2.6 bilhões.
De acordo com secretário de Agricultura, Luis Tchê, o levantamento é importante para tomada de decisão do setor que visa fomentar o crescimento do agronegócio.
- Iniciamos a gestão planejando. Fizemos um planejamento estratégico para caminhar de forma ordenada. Os dados indicam um ambiente de oportunidades e muita prosperidade.
Os números revelam que nos últimos anos a mandioca representou 63% da produção agrícola e a bovinocultura 69,2%. Nos últimos nove anos, o setor agropecuário movimentou 27.8 bilhões de reais, sendo a agricultura com R$ 11.7 bilhões e a pecuária 16.1 bilhões. Ainda segundo o secretário, culturas como café e cacau ainda não apareceram no cenário econômico, mas prometem alavancar com as safras esses ano.
A previsão para 2023 é um crescimento vertiginoso de 20%. Essa alavancagem é reflexo do aumento do cultivo da soja e café.
- Crescemos 7% nos primeiros seis meses. Vamos crescer 20% em 2023. A tecnologia no campo e o apoio do governador Gladson Cameli ao setor são fundamentais para esse crescimento.
Em paralelo, o Acre tem adotado um modelo satisfatório no cenário global que é comportamento sustentável do agronegócio.
- Estamos produzindo mais em menos área e preservando. Estamos prontos para produzir, sem devastar. Viramos uma grife de boas práticas - concluiu o secretário.
O boletim econômico da Secretaria de Agricultura monitora os dados do setor mensalmente e estará disponível pelo site www.seagri.com.br.