O Acre se manteve em 2º lugar no Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013.
A diferença agora é que a nota do Acre no índice subiu mais cinco pontos em relação ao ranking anterior divulgado no dia 3 de junho quando o estado havia chegado a 93 pontos. No último mapa da transparência do dia 11 de junho o Estado recebeu nota 98, a dois da pontuação máxima. Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul receberam nota 100.
O Índice da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e, desde então, vem sendo atualizado semanalmente, todas as quintas-feiras. A Transparência Internacional no Brasil lançou um ranking semelhante, mas tendo por objeto a questão das contratações públicas para o combate à Covid-19 e de periodicidade mensal.
A entidade avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.
Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).