O Acre recebeu na manhã desta sexta-feira (24) do Instituto Transire e da rede Samel de hospitais, do Amazonas, mais de R$ 100 mil em equipamentos médicos respiratórios específicos para serem usados em pacientes portadores de Covid-19.
Com a indisponibilidade de comprar Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a pronta entrega e respiradores devido à busca mundial pelos equipamentos, o governador recebeu hoje uma nova tecnologia chamada Cápsula Vanessa, um sistema simples e altamente escalável para diminuir a necessidade de intubação precoce de pacientes de Covid-19. Com o nome em homenagem a uma paciente que foi tratada com o equipamento e se recuperou, a tecnologia foi concebida por médicos fisioterapeutas da rede Samel para, além de dar maior conforto aos pacientes com um tratamento não invasivo, diminuir os riscos de contaminação dos profissionais de saúde.
Um avião vindo de Manaus chegou com as primeiras dez unidades da Cápsula de um total de 200 que serão enviadas ao Acre, enquanto outro avião trouxe a equipe médica que irá treinar os profissionais acreanos no uso do equipamento tanto para os pacientes internados no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) quanto no Pronto-Socorro de Rio Branco.
“Eles vieram não só mostrar o equipamento, mas treinar nossos profissionais. Eles vieram, fizeram uma doação e mostraram o funcionamento dessas cápsulas. Eu, como governador, estou buscando todas as soluções possíveis para nossa população, caso seja necessário utilizar, mas torcendo para que não seja”, conta o governador Gladson Cameli.