O governo do Acre sediou mais uma edição da reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional (GGIF-I), reafirmando seu papel estratégico na coordenação de esforços voltados à segurança pública na faixa de fronteira. O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Rio Branco, e contou com a presença de autoridades brasileiras e peruanas.
Acre recebe representantes das forças de segurança do Peru para reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Ascom Sejusp
Para o titular da Sejusp, José Américo Gaia, o encontro é um passo significativo no fortalecimento das relações entre os países vizinhos. “A presença dos representantes do Exército do Peru demonstra o comprometimento conjunto com a segurança de nossas fronteiras. O GGIF-I não é apenas uma agenda de reuniões, é um instrumento estratégico que tem gerado resultados concretos no enfrentamento ao crime transfronteiriço e na promoção da paz regional. É nossa missão, como gestores públicos, garantir que a integração se traduza em ações efetivas”, destacou.
Para secretário José Américo Gaia, encontro é significativo no fortalecimento das relações entre os países vizinhos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O GGIF-I tem se consolidado como uma referência nacional, promovendo o diálogo permanente entre as instituições de defesa e segurança com os países vizinhos, com o objetivo de fortalecer a cooperação, garantir a soberania e assegurar a paz na região amazônica.
O GGIF-I tem se consolidado como referência nacional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O representante do Exército do Peru, Jorge Luis Avellaneda, destacou a importância do espaço de diálogo e coordenação. “A importância desta agenda é criar laços de trabalho entre as forças de segurança que atuam nas fronteiras. Nós temos uma missão fundamental no combate às ações ilegais e compartilhamos nossas experiências com as autoridades brasileiras nesse esforço de preservar a Amazônia. Obviamente, isso ajudará a criar melhores relações de trabalho em conjunto, que são muito importantes tanto para o Brasil quanto para o Peru”, disse.
Representante do Exército do Peru, Jorge Luis Avellaneda destacou importância do espaço de diálogo e coordenação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
Também participaram da reunião, além de integrantes das forças de segurança estaduais, das Forças Armadas do Brasil e de órgãos federais atuantes na faixa de fronteira.