O Acre será contemplado com 12 novos médicos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. No entanto, para garantir a indicação dos profissionais, as prefeituras acreanas precisam confirmar a adesão até a próxima segunda-feira, 24. O processo de inscrição deve ser realizado pelos prefeitos por meio do sistema e-Gestor, com previsão de divulgação dos resultados em 8 de abril.
Ao todo, nove municípios acreanos terão contratações imediatas, enquanto outros 13 ficarão no cadastro reserva. O novo edital do programa também prevê 473 vagas para a Amazônia Legal, com um enfoque na promoção da igualdade étnico-racial. Para isso, há vagas destinadas especificamente para médicos indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os profissionais atuarão nas equipes de Saúde da Família, reforçando a atenção primária em diversas localidades. Em 2024, o Acre já havia recebido 46 médicos do programa, que foram designados para municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Rodrigues Alves, Porto Walter e Assis Brasil, incluindo também atendimento a comunidades indígenas.