O sucesso da parceria entre o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr (Ieptec – Dom Moacyr) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC) que resultou na formação, no curso de pós-graduação, de 160 docentes em educação profissional.
A equipe da Setec/MEC veio ao Acre para avaliar a parceria e o curso e durante a segunda e terça-feira, 22 e 23, respectivamente, conheceu toda a estrutura do Ieptec-Dom Moacyr e seus polos educacionais.
Durante solenidade realizada no auditório da Secretarai de Estado de Educação (SEE), a Coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Joelma Kremer destacou de forma positiva a parceria com o Ieptec e afirmou que um dos maiores desafio é fomentar a educação profissional e tecnológica no ensino médio como parte do desenvolvimento do país, formando profissionais qualificados.
"O nosso desafio enquanto ensino médio é fomentar o desenvolvimento do itinerário da educação técnica e profissional. Acreditamos muito que para fortalecer o desenvolvimento do país precisamos avançar com a educação profissional e tecnológica no ensino médio. Buscar a formação de profissionais qualificados e comprometidos É em parcerias como essa que temos aqui no Acre com o Ieptec e a Secretaria de Educação que a gente espera conseguir aumentar nossa participação em cursos técnicos no ensino médio", destacou Joelma Kremer.
Ainda na solenidade o Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização DocentEPT, do Instituto Federal do Espírito Santo, Wesley Vitor da Silva anunciou que a parceria entre Setec/MEC e Ieptec terá continuidade em 2022. Joelma Kremer afirmou que o número de vagas será de 200 para o novo curso de docente em educação profissional.
Na terça-feira, 23, a comitiva da Setec/MEC esteve em visita aos polos educacionais do Ieptec-Dom Moacyr nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
O anuncio das novas vagas foi comemorado pelo presidente do Ieptec-Dom Moacyr, Francineudo Costa.
“Estamos avançando na educação profissional no Acre. O anuncio dessas 200 novas vagas veio comprovar que estamos no caminho certo. Nessas ultimas semanas temos certificados dezenas de formandos nos mais diversos cursos e agora estamos trabalhando na formação em pós-graduação dos docentes que trabalharão na educação profissional no ensino médio. Para nós isso é muito gratificante, o governo do Acre tem tratado a educação profissional com toda a atenção que ela merece”, enfatizou Francineudo Costa.