Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que apesar de o índice de queimadas ainda ser 16% menor que o registrado no ano passado, entre 1º de janeiro e 31 de agosto, o Acre não tem nada a comemorar nesta segunda-feira, 5 de setembro, Dia da Amazônia, isso em razão do Estado registrar no último mês uma explosão dos focos de queimadas.
O destaque ficou com o município de Feijó, interior do Acre, campeão no registro de fogo com quase 904 focos de queimadas em agosto.
De acordo com os números, Feijó chegou a figurar no mês de agosto entre os 10 municípios do Brasil que mais registraram queimadas no período.
No Acre, até o dia 31 de agosto, foram detectados 3.088 focos de queimadas no Estado contra 3.713 registrados no mesmo período do ano passado. Os dados estão disponibilizados no Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Esses dados colocaram o Acre em 5º lugar dentre os Estados da Amazônia Legal com mais números de focos de queimadas, atrás de Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e Pará que lidera com 10.271 casos registrados de queimadas.