..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre tem 436 mil hectares de florestais estaduais com potencial para concessão

Acre tem 436 mil hectares de florestais estaduais com potencial para concessão

Dados publicados pelo jornal Estado de S. Paulo apontam que o estado do Acre tem atualmente 436 mil hectares de florestas estaduais com potencial para concessão.

O Pará lidera o ranking, com 1,2 milhão de hectares de florestas estaduais com potencial para concessão. Desse número, 483 mil hectares estão com contrato vigente.

O Amapá aparece com 665 mil hectares em potencial e 67 mil hectares já em concessão.

Com 2,6 milhões de hectares em potencial para concessão, o Amazonas está na mesma condição que o Acre: ambos estão sem qualquer processo de concessão em vigência.

Em 2021, a Assembleia Legislativa chegou a discutir o assunto. A ideia era a concessão de 240 mil hectares do Complexo de florestas do Rio Gregório. Polêmica, a matéria não conseguiu construir consenso para a sua aprovação.

Com sanção da Lei 14.590/2023 pelo presidente Lula em maio, o assunto deve retornar aos debates do Parlamento acreano. Originada na Medida Provisória 1.151/2022, aprovada pela Câmara e pelo Senado, a nova regra amplia as possibilidades de atividades econômicas sustentáveis realizadas nas áreas de concessão de florestas públicas e unidades de conservação – especialmente a comercialização de créditos de carbono, demanda crescente do mercado para o cumprimento de metas ESG (Environmental, Social and Governance).

Sobre a Concessão Florestal

A concessão florestal é uma permissão dada pelo governo, por meio de licitação, para uma empresa, associação comunitária ou cooperativa utilizar os produtos e serviços florestais de uma área pública por um determinado tempo, valor e por meio de práticas de manejo florestal sustentável.