..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre vai servir de hub logístico para o Brasil com os portos do Peru, aponta estudo do Ipea

Acre vai servir de hub logístico para o Brasil com os portos do Peru, aponta estudo do Ipea

A ponte do Madeira inaugurada ontem (7) pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai ajudar a desenvolver o Acre, principalmente os municípios localizados na rota da BR-317. Uma nota técnica emitida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que o Acre vai servir de hub logístico para o restante do País, principalmente para os estados de Rondônia e Amazonas.

A ponte do Madeira interliga definitivamente Acre, Amazonas e Rondônia aos portos de Matarani e Ilo em território peruano. De acordo com o Instituto, os três estados que compõem a Amacro formam uma das áreas de maior aceleração do comércio exterior no Brasil.

“A ponte do Abunã, em Rondônia, sobre o rio Madeira, abre um panorama ainda mais promissor para o comércio exterior e o desenvolvimento dos estados da Amacro. Planejada como uma Zona de Desenvolvimento Sustentável, a Amacro envolve 32 municípios do sul do Amazonas, do leste Acre e o norte e oeste de Rondônia. Trata-se de um acrônimo das siglas iniciais dos três estados que a conformam. A região nasce com o potencial de integrar-se com os países sul-americanos e com os dinâmicos mercados asiáticos, por meio de rotas bioceânicas e portos do Pacífico”, diz trecho da nota.

E deixa claro que “a inauguração da ponte do Abunã poderá viabilizar que o Acre seja um hub logístico e produtivo entre os portos peruanos do Pacífico e a Bolívia, a oeste e a sul, e a hidrovia do Madeira, Rondônia, Amazonas e estados do Norte e Centro-Oeste brasileiro, a norte e a leste, com potencial muito além de mera passagem de cargas”.