A acreana, de Cruzeiro do Sul, Julie Messias, representa o Brasil na Cumbre del Clima Latinoamérica y Caribe. O evento é uma espécie de pré-COP 26 e está sendo realizado na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia. Julie é diretora do Departamento de Ecossistemas (DECO), da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério Ambiental.
Formada em Comunicação Social e mestranda de Mudanças climáticas pela Universidade Europea Del Atlântico, Julie Messias conta com o apoio do ministro do Meio Ambiente Joaquim Álvaro.
Nesta quinta-feira (7), ela participou ela falou sobre o Floresta+ Carbono, do Programa Floresta+, lançado e implementado pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Com o tema Mercado de Carbono Voluntário, foram abordados fatores como preço, demanda, oferta, padrões, experiência de projetos implementados e a importância de arcabouços legais para gerar segurança e fomentar projetos privados. O Floresta+ Carbono promove um ambiente de negócios favorável e efetivo de pagamento por serviços ambientais, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a conservação de sua vegetação nativa. Com a modalidade, as empresas podem compensar as emissões de carbono”, revelou.
Julie Messias já atuou em governos do Acre. O último a participar foi o de Gladson Cameli, mas foi exonerada juntamente com o professor Carlito Cavalcanti, do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). Após a saída dela, trabalho no governo de Rondônia até chegar ao Ministério do Meio Ambiente.