A RAPS (Rede de Ação Política para a Sustentabilidade) divulgou a relação de lideranças políticas para 2022 e selecionou 80 novos nomes no país com condições de influenciar um modelo sustentável e eficiente na construção de novas políticas.
O programa, que tem o apoio da Fundação Lemann, busca apoiar lideranças políticas com perfil de execução e forte capacitação técnica. Jéfferson Barroso, riobranquense, fará parte da turma ao lado da deputada Federal Tabata Amaral (PSB/SP), Senador Alesandro Vieria (CIDADANIA/SE), Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB/SC), Deputado Federal Felipe Rigoni (PSB/ES), dentre outros líderes de vários partidos.
Barroso disputou a primeira eleição aos 17 anos de idade, na época, sendo um dos candidatos a vereador mais jovens do país. Hoje, aos 27 anos, é pesquisador e gestor público com especialidades em inovação, ciência e tecnologia. Ex-diretor no ITEC (a época instituto de Inovações do Município) e da FUNTAC (Fundação de Tecnologia do Acre) sabe-se que Jefferson é um dos técnicos do plano de governo do pré-candidato ao governo, Senador Sérgio Peteção (PSD), na área de Inovação e Pesquisa para geração de oportunidade aos jovens.
Jéfferson foi presidente da Executiva Municipal do PDT até 2020, na eleição em que o partido fez três vereadores em Rio Branco. A próxima sigla partidária será o PSD. Alinhados politicamente, Jéfferson Barroso deve seguir o mesmo caminho político de Eduardo Ribeiro, então pré-candidato a deputado estadual pelo partido.