O prefeito Tião Bocalom, acompanhado do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, concedeu entrevista coletiva para esclarecer sobre o desabamento da caixa de sedimentação que ocorreu nesta quarta-feira, 24, na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), na Avenida Sobral, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Rio Branco.
De acordo com Pereira, a estrutura já apresentava um pré-colapso. "A parte de captação que estava pré-colapsada, colapsou de vez e cedeu totalmente! Nossa equipe
vai tentar ver agora como fazer outro paliativo para não deixar nenhum bairro desabastecido. Estamos trabalhando para tentar recuperar o mais rápido possível nosso equipamento. Pedimos que a população tenha calma, pois só vamos sair daqui quando resolvermos. Iremos trabalhar até de madrugada", enfatizou Pereira.
O prefeito Tião Bocalom falou o que pretende fazer para resolver de fato esse problema em relação à água. "Primeiro de tudo, realmente é um período difícil, crítico. A gente sabe que esse problema que está acontecendo hoje aqui é um problema que já vem sendo anunciado há mais de 20 anos, devido ao local em que a ETA está localizada. Infelizmente, a gente pegou e o problema estourou, estourou na nossa mão. Nunca deixei faltar dinheiro para o Saerb e não vou deixar faltar, porque faltar água em casa é a coisa mais triste que tem. Acredito que em até 48 horas a gente consiga resolver essa situação, mas eu quero pedir para as pessoas economizarem água. Tenham paciência, gente, que a gente vai resolver", frisou o chefe do Executivo.
A caixa de sedimentação é o lugar onde chega a água bruta do Rio Acre para o processo inicial de tratamento. O incidente ocorreu por causa da movimentação do solo, que fica próximo às margens do manancial.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água captada na plataforma escorrendo pelo terreno.
Ainda não há estimativa do volume de água perdido, nem o que ocasionou o desabamento.