Na última segunda-feira, dia 28, o deputado estadual Adailton Cruz (PSB) comandou uma audiência pública que debateu o porte de arma de fogo e consumo de bebidas alcoólicas por agentes de segurança do Acre em ambientes festivos.
O encontro, que contou com a presença de especialistas em segurança pública e representantes das forças policiais que atuam no Estado, ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O ponto central da audiência foi tratar sobre o “porte de armas por agentes de segurança pública durante a folga, em ambientes festivos com venda de bebidas alcoólicas”, explicou a equipe do deputado.
O deputado Adailton Cruz, autor do requerimento, abriu o evento com falando sobre a relevância do tema em um contexto em que a segurança dos cidadãos está no centro das preocupações. Ele enfatizou que embora seja vital garantir o direito dos agentes de segurança de protegerem a si mesmos e a terceiros, é necessário equilibrar essa prerrogativa com a manutenção da ordem pública e a prevenção de incidentes.
Segundo o parlamentar, este é um evento de extrema relevância, pois reconhece e admira o trabalho árduo dos agentes de segurança pública. Contudo, Adailton afirma que é preciso discutir a disciplina e a regulamentação do uso de armas fora do expediente de serviço, onde o consumo de bebidas alcoólicas é comum.
O deputado Adailton Cruz está à frente de um projeto de lei que se encontra em fase de conclusão, com o objetivo de coibir o consumo de bebidas alcoólicas por parte de agentes de segurança portando armas, estabelecendo sanções administrativas para aqueles que descumprirem a legislação.
O parlamentar destacou que irá suspender a apresentação do projeto de lei e dará um prazo de 90 dias para que as corporações apresentem de maneira mais precisa os protocolos de controle do porte de armas por agentes que estejam presentes em eventos festivos com consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, o parlamentar também vai fazer um pedido ao governo para instituir um protocolo de apoio psicológico e técnico a todas as corporações.