O piso salarial dos profissionais da enfermagem é um sonho não muito distante dos mais de 9.200 profissionais da saúde, incluindo, auxiliares, técnicos e enfermeiros do Acre. Se depender dos esforços do vereador e presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Acre, Adailton Cruz, esse sonho vai se concretizar no próximo ano.
Adailton desembarcou na terça-feira (06) em Brasília e se reune nesta quarta-feira (07) com representantes da bancada federal de parlamentares do Acre para tratar do assunto. O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) sancionou em agosto deste ano o piso salarial da enfermagem em todo o território nacional, entretanto em setembro do mesmo ano o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento para análise dos impactos da aplicação da lei nos serviços e nos orçamentos municipais e estaduais.
De acordo com Adailton Cruz, sua visita em Brasília tem como objetivo sensibilizar os parlamentares do Acre a incorporar essa luta em prol dos enfermeiros do Estado. Como também acompanhar de perto a questão dos recursos para o pagamento do piso, isto porque, no início deste mês, segundo ele, a Câmara dos Deputados aprovou urgência para votação de um projeto de lei que prevê auxílio para que estados e municípios possam pagar o piso.
Adailton afirmou ainda que já foram feitas várias conversas com alguns deputados e que vai se reunir com o senador Petecão (PSD), para agilizar o processo de aprovação, já que o projeto tramita na Casa e precisa de aprovação e apoio dos representantes do Acre no Congresso Nacional.
Ainda em Brasília, o vereador Adailton Cruz vai à sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para uma reunião com a diretoria e todos os conselheiros federais para debater os avanços da aprovação do piso, além de discutir a implementação de medidas de apoio aos profissionais da enfermagem de todo o Brasil.
Ainda no COFEN, Adailton Cruz foi homenageado por sua eleição para deputado estadual representante da enfermagem no Acre, pois além de Vereador, sindicalista e parlamentar, Adailton Cruz é enfermeiros de formação e até hoje cumpre seus plantões no Pronto Socorro de Rio Branco.