O advogado acreano, Gabriel Santos, iniciou uma campanha para colher assinaturas com a finalidade de abri uma CPI no Congresso Nacional para investigar as queimadas na Amazônia, que este ano tiveram aumento considerável, 80% que os anos anteriores.
Pelo fim das queimadas na Amazônia, Gabriel Santos já conseguiu até as 11h49 desta quinta-feira (22) alcançar a marcar de 1.287.069 assinaturas. A meta é chegar a 1,5 milhão de assinaturas. Ele conta que a ideia de iniciar o abaixo-assinado surgiu após uma postagem dele no twiter ter viralizado, informando sobre a situação das queimadas no Acre.
“Muita gente me mandou mensagem perguntando como ajudar, daí surgiu a ideia de um abaixo-assinado propondo uma CPI das Queimadas no Congresso Nacional”, explica.
Em setembro, uma audiência pública deve acontecer a pedido de Santos ao deputado Roberto Duarte (MDB). A intenção é reunir a bancada federal e entregar o abaixo-assinado com a proposta.
“A ideia é trazer a Amazônia para o centro das discussões novamente, depois de ter sido deliberamente ignorada nos governos anteriores”, disse o advogado.
Para quem deseja participar do abaix-assinado pode fazer pelo link: https://www.change.org/p/pelo-fim-das-queimadas-na-amaz%C3%B4nia-cpidasqueimadas
Só nos primeiros 10 dias de agosto, o Acre registrou mais de 5 mil focos de calor, o que levou o governador Gladson Cameli (PP) a decretar situação de alerta ambiental. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).