O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, vai abrir concessão para exploração de madeiras, por meio de manejo florestal, das florestais estaduais do Gregório, Mogno e Liberdade. A explanação está sendo feita hoje (13) durante audiência pública na Assembleia Legislativa. De acordo com técnicos da Secretaria, as três florestas estaduais “estão aptas para serem concedidas”.
O concessionário terá direito apenas a explorar da atividade madeireira, não podendo exercer outras atividades como a exploração do subsolo e recursos hídricos, direito à biodiversidade, direitos sobre serviços ambientais, ou desenvolver atividades de caça e pesca.
O advogado Gomercindo Rodrigues disse estar perplexo com a explanação feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Para ele, a lei que deve ser apreciada na Aleac legaliza a autorização da invasão das posses e diz que o Acre volta a 1970, com a chegada dos “paulistas”.
“Estou aterrorizado com a apresentação. O estado autorizando que entre terceiros e vá até a cozinha desse morador, use o fogão, faça a comida, faça uso dessa casa ao total arrepio da vontade ou do direito desse morador, porque o estado concedeu a um terceiro o direito a explorar essa área que tem um ocupante originário, primário. Se o Antimary é um exemplo, eu acho que não é um bom exemplo de exploração sustentável. Eu estou aterrorizado”, diz Gomercindo Rodrigues.