..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Advogado vai mover ação contra criação de cargos comissionados por falta de transparência do governo

Advogado vai mover ação contra criação de cargos comissionados por falta de transparência do governo

O advogado Edinei Muniz avisou nesta quarta-feira, 22, que espera o governador Gladson Cameli sancionar o projeto de lei da minirreforma administrativa para ingressar com uma Ação Popular na Justiça com o objetivo de anular o ato governamental. O pacote da reforma aprovado na terça-feira passada prevê, entre outras coisas, a criação de 515 cargos, e esse deve ser o ponto atacado pelo advogado na ação. 

Edinei Muniz se baseia nas declarações do chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, dada à imprensa local, de que os cargos aprovados pela Assembleia são estritamente técnicos. Porém o advogado recorda que o STF decidiu que cargos em comissão não podem ser criados para cumprimento de atividades técnicas. Para tais fins, o governo teria que promover processo seletivo ou concurso público para o quadro efetivo.

"Decisão proferida no final do ano passado, o STF decidiu que Cargos Comissionados não podem ser criados para o exercício de funções técnicas. Tais funções devem ser exercidas por pessoal concursado. Sendo um pouco mais didático, em homenagem e respeito aos menos versados em assuntos jurídicos, segundo entendimento pacificado recentemente pelo STF, a criação de cargos comissionados somente se justifica para funções de direção, chefia e assessoramento e não para atividades burocráticas, técnicas ou operacionais."

Edinei Muniz lembra ainda que "não basta ao legislador a simples afirmação de que os referidos cargos serão destinados às funções de direção, chefia e assessoramento. É necessário mencionar, em específico, quais seriam as referidas direções, chefias ou assessoramentos na arquitetura dos órgãos".