O deputado estadual Afonso Fernandes (PL) saiu em defesa da reforma administrativa proposta pelo governador Gladson Cameli (PP), em tramitação na Assembleia. Ele afirmou que a reforma aprovada em dezembro necessitou de ajustes, isso porque na época não havia limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a criação de mais cargos, como os que estão inseridos na Secretaria de Estado da Mulher.
“Temos que tratar com responsabilidade com o ganho que a população acreana vai ter com a criação dessas secretarias para que se avance nos programas sociais. Não podemos fazer disso uma mera discussão de situação e oposição. Concordo que para a aprovação dessa matéria, e para isso existem os órgãos dessa Casa, que são as comissões, para que não se cometa nenhuma gafe, esta Assembleia não perca a finalidade para que foi criada pela Constituição. Temos que entender que o que foi feito hoje, o estado teve a responsabilidade de baixar os limites prudenciais”, salientou.
Ainda de acordo com Afonso Fernandes, “só nos governos do PT foram feitos 9 reformas administrativas. E isso não foi feito com o zelo e o carinho que está sendo feito hoje”. “Esse governo tem trabalhado as questões do Estado com muita responsabilidade”.
Fernandes concordou com o deputado Edvaldo Magalhães sobre a necessidade da criação de uma Secretaria de Estado de Esportes. “Aqui faço coro ao discurso do deputado Edvaldo Magalhães, que deveria ser criada a Secretaria de Estado de Esportes para que nós tivéssemos uma política em conjunto com o governo federal e assim termos um avanço nas questões sociais”.