O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) realiza desde a última quinta-feira, 22, suas conferências extraordinárias nos municípios que formam os Vales do Tarauacá/Envira, tradicionais redutos da legenda no Acre. A primeira reunião ocorreu em Jordão, cidade administrada pelo prefeito Élson Farias (PCdoB).
Já na sexta, a conferência foi feita em Tarauacá, município onde os comunistas foram os campeões de voto na eleição para deputado estadual, e os segundo mais bem votados para deputado federal. Neste sábado, 23, dirigentes e militância têm encontro em Feijó.
Após passar os últimos 20 anos no comando do estado ao lado dos petistas, agora o PCdoB elabora as suas novas estratégias para atuar no campo da oposição. O partido elegeu dois deputados estaduais e voltou para a Câmara Federal com Perpétua Almeida.
Entre os partidos mais à esquerda da Frente Popular, o PCdoB foi o único a sobreviver na onda conservadora impulsionada por Jair Bolsonaro na eleição de 2018. O PT, por exemplo, perdeu seus três deputados federais e o senador que ainda tinha, mais o governo do estado.
“Estamos nos preparando para assumir novos desafios e novas responsabilidades. Temos muitas conquistas para celebrar e muitos novos caminhos para trilhar”, afirma o líder da legenda na Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães.