..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Ainda não defini como vai ser a minha participação no processo eleitoral”, diz Jorge Viana ao comentar pesquisa Fieac/Perfil

“Ainda não defini como vai ser a minha participação no processo eleitoral”, diz Jorge Viana ao comentar pesquisa Fieac/Perfil

O ex-senador petista Jorge Viana, que aparece em primeiro para o Senado e em segundo para o governo do Acre, segundo pesquisa Fieac/Perfil divulgada na imprensa local nesta segunda-feira (13), ficou feliz com seu desempenho, mas ponderou que ainda não definiu como vai ser sua participação nas eleições de 2022.

Viana afirmou que segue conversando com a família, amigos, correligionários e parceiros.

“Espero que a consciência e a noção de responsabilidade predominem nas próximas eleições. Pretendo, de fato, participar das próximas eleições, porque sou um cidadão acreano e brasileiro, gosto de trabalhar, acumulei experiência política e administrativa e tenho vontade de seguir ajudando meu estado e meu país. Ainda não defini como vai ser a minha participação no processo eleitoral. Entendo que há muitas maneiras de ajudar o Acre a retomar o crescimento e ainda será preciso conversar com o partido, com a minha família e com muita gente. Mas é muito bom ver que existem pessoas que reconhecem o meu trabalho.
O mais importante é que todos possamos manter vivas as nossas esperanças de que o Acre e o Brasil possam superar a grave crise que vivem atualmente e que nosso povo possa viver dias melhores. Agradeço a todo e todas que querem se unir em torno dessa ideia. Volto a afirmar, como fiz antes e sempre o farei: o Acre tem jeito e a vida vai melhorar.”

A pesquisa

A pesquisa mostra o governador Gladson Cameli favorito nas eleições de 2022. Os números da pesquisa estimulada, que é aquela em que o nome do candidato é mencionado, revelam Cameli (PP) com 47, 0%, seguido por Jorge Viana (PT) com 23,8%, Sérgio Petecão (PSD), 8,6%; Mara Rocha, 7,0%; Jenilson Leite (PSB), 2,7%; David Hall, 0,5% e Nilson Euclides, 0,3%.

Na espontânea, que é quando o entrevistador não cita o nome do candidato, Gladson Cameli tem 42,5% e Jorge Viana, 13, 4%. Ainda não sabem são 22,3%. 7, 0% não responderam. Já Sérgio Petecão (PSD) tem 2,6%; Mara Rocha, 2, 1%; Jenilson Leite, 2%; David Hall e Nilson Euclides (0, 3%).

Lembrados

A curiosidade é que nomes que sequer cogitam a possibilidade de se candidatar em 2022 foram lembrados, como é caso do ex-governador Tião Viana que aparece com 0, 4%; Binho Marques e até o ex-coronel Hildebrando Pascoal com 0, 1%.

Também aparecem na pesquisa espontânea, Minoru Kinpara, Arnaldo Barros, Marcio Bittar, Roberto Duarte, Coronel Ulysses e Tião Bocalom, todos com 0,1% dos entrevistados.

Já o ex-prefeito Marcus Alexandre, que foi candidato a governador em 2018 pelo PT, foi lembrado por 6, 5%.

Rejeição

Jorge Viana é o líder no quesito rejeição. 27,1% dos entrevistados jamais votariam no petista. Sérgio Petecão tem 19, 2% de rejeição.
Gladson Cameli, 13,2% e Jenilson Leite: 4,0%.