O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso é alvo de pedido de investigação por crime de responsabilidade. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), parlamentares da oposição disseram que a petição foi protocolada no Senado com a assinatura de 17 senadores e 70 deputados.
O senador Alan Rick (União/AC) disse via Twitter que Barroso exerceu atividade político-partidária e cometeu crime de responsabilidade, segundo a Lei do Impeachment.
“Assinei o pedido de impeachment do Ministro Roberto Barroso. Conforme o artigo 39 da Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950, exercer atividade político-partidária configura crime de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal”, publicou.
O pedido ocorre por causa de uma fala do ministro sobre o bolsonarismo ter sido derrotado no país. Barroso foi alvo de um protesto em evento da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 12 de julho. Na ocasião, ele disse a seguinte frase: “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.