Seguindo a mesma linha de raciocínio da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), o deputado federal Alan Rick (DEM/AC) desmentiu a informação publicada pelo deputado federal Leo de Brito (PT/AC) de que apenas ele [Leo] teria votado contra o aumento do Fundão.
Alan Rick disse que a matéria sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o Fundão, que aumentou o valor de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, entrou de última hora no projeto da LDO e que ele votou contra.
“Sobre a aprovação do aumento do fundo eleitoral, o popular "fundão", o que aconteceu mesmo? Vamos aos fatos. 1) Foi votada, na noite desta quinta-feira, 15, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pra 2022, ou seja, os recursos que Brasil vai usar pra investimentos em todas as áreas da gestão pública. 2) O aumento do fundo eleitoral foi incluído de última hora na LDO;3) O Deputado Alan Rick votou Sim pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Não foi uma votação específica pro Fundo eleitoral. Foi votada a LDO ressalvados os destaques (emendas ao texto)4) O Partido Novo propôs uma emenda para a retirada do aumento do fundo eleitoral do texto da LDO. A mesa diretora realizou votação simbólica, ou seja, baseada nas orientações dos partidos e não a NOMINAL que registra o voto de cada deputado”, explicou Alan.
A nota divulgada pela a assessoria do parlamentar diz ainda que “diante disso, o deputado Alan Rick fez questão de registrar por escrito seu voto contra o aumento do fundão, conforme declaração de voto por escrito direcionada à Mesa Diretora”.