..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Alan Rick se reúne com ministro e pede solução para crimes ambientais no São Domingos

Alan Rick se reúne com ministro e pede solução para crimes ambientais no São Domingos

O silencioso conflito que se arrasta por anos a fio entre posseiros, grileiros e madeireiros na região do seringal São Domingos, localizado no sul de Lábrea, na tríplice fronteira do Acre com Rondônia e Amazonas, também conhecida como Ponta do Abunã, teve mais um trágico episódio, o assassinato do trabalhador rural Nemes Machado.

A morte do agricultor reascendeu o clima tenso na região e desnudou o grave conflito por disputa de terra que existe na localidade. De um lado os posseiros que buscam um pedaço de chão para o cultivo e a criação de animais, do outros grileiros e madeireiros que diariamente dizimam centenas de árvores nobres e, que pelo menos no papel, não poderiam ser derrubadas.

Diante da grave situação, o deputado federal Alan Rick (DEM) encampou uma verdadeira batalha para tentar uma solução definitiva para os problemas da região. Na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara Federal o parlamentar acreano entregou em mão ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Ofício pedindo providências urgentes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) contra os assassinatos de pequenos produtores motivados por grilagem de terras e crimes ambientais como retirada ilegal de madeira.

No início de seu mandato, Alan Rick conheceu a problemática da região e desde então vem trabalhando junto aos órgãos competentes afim de encontrar uma solução para o conflito naquela região. Em meados do primeiro semestre de 2018, a convite do parlamentar, o presidente em exercício do Incra, Francisco José Nascimento esteve na localidade reunido com os trabalhadores e determinou que o Incra do Amazonas retomasse, de imediato, os trabalhos na região afim de identificar áreas pertencentes a União que poderão ser destinadas a Reforma Agrária. 

“O conflito de terra na região já resultou em mais de 20 mortes nos últimos anos. A mais recente, do pequeno produtor Nemes Machado, ocorreu no último dia 30 de março. Diante da gravidade da situação, temos mantido reuniões permanentes com representantes dos moradores do Seringal São Domingos, assim como autoridades federais e estaduais”, destacou o parlamentar.

Força tarefa e ação policial 

No início desta semana, Alan Rick encaminhou, por ofício, solicitação ao governo do Estado, Gladson Cameli (PP) para que intervenha junto aos governos do Amazonas e Rondônia em busca de solução para um dos mais graves conflitos de terra da região do sul do Amazonas, na fronteira de Acrelândia com a cidade de Lábrea(AM) e Nova Califórnia (RO).

A disputa por terras da região entre posseiros, madeireiros e grileiros já resultou em várias mortes, a mais recente, do produtor Nemes Machado.

A solicitação, que foi feita previamente em conversa com o  governador, faz parte dos resultados práticos da reunião realizada na sexta-feira, 5, da qual Alan Rick participou, na sede da Defensoria Pública do Estado do Acre, por solicitação do Defensor Público Celso Araújo, com participação de  moradores do São Domingo, representantes de sindicatos, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Incra, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal para tratar da questão.

No ofício Alan Rick lembra que tem travado uma dura batalha em busca de solução para os assassinatos e crimes ambientais que acontecem constantemente no Seringal São Domingos. Ainda segundo Alan Rick, diante das constantes ameaças de morte aos produtores da região e da morte recente de um dos moradores, há uma necessidade urgente de garantia do retorno dos trabalhadores às suas áreas. “Hoje são mais de 40 famílias que estão fora de suas terras temendo serem mortos por pistoleiros. Para que possam retornar com segurança, precisamos de uma Força Tarefa que conte com as forças policiais do Acre, Rondônia e Amazonas, além da Polícia Federal e Força Nacional”.