A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deve gastar mais de R$ 250 mil com a viagem de deputados estaduais para a cidade do Recife, no estado do Pernambuco, onde vai acontecer a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores (Unale). A viagem ocorrerá entre os dias 9,10,11 de novembro.
Os 24 deputados foram convidados a participar do evento e, se aceitarem a convocatória, o custo ficará todo para a Casa do Povo: apenas com as diárias a Aleac deve gastar R$ 150 mil, mais as passagens, que não devem ficar em menos de 70 mil. A denúncia foi feita pelo jornal Gazeta em Manchete, da TV Gazeta.
Na análise do deputado estadual Luiz Tchê (PDT), que foi reeleito em outubro, e é secretário na Unale, o gasto - que será bancado com dinheiro público - não é tão alto, um vez que a participação do evento traz benefícios para o parlamento estadual e ao próprio estado acreano.
“Rapaz, eu acho que não! Muitas vezes você vai fazer um projeto que vai beneficiar toda a nossa população, como por exemplo a CNH Social, tirei esse projeto de uma viagem para Minas Gerais, onde participei de uma Assembleia”, tenta justificar o deputado estadual.
Segundo Tchê, até os deputados que não tomaram posse, mas devem assumir os mandatos em fevereiro do ano que vem estão sendo convidados a irem ao evento, contudo, pagando os custos do deslocamento e participação com dinheiro do próprio bolso, sem a ajuda da Assembleia Legislativa.
O presidente da Mesa Diretora, deputado Nicolau Júnior (PP), disse que ainda não existe a previsão de gastos, porque não sabe quantos deputados vão participar, mas espera que todos estejam presentes no encontro nacional. Até mesmo quem não se reelegeu vai poder ter essa última viagem com tudo pago, diz a reportagem televisionada.
Servidores também devem participar do evento
O que chama a atenção é que não são apenas os deputados que irão participar desse congresso. Alguns servidores da Aleac também vão receber o benefício e viajar com tudo pago com o dinheiro da Casa Legislativa. De acordo com o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, para que eles pudessem viajar, foi economizado dinheiro o ano todo.
“O convite é para todos, mas para esse, venho me organizando desde da primeira gestão com a Casa. A gente economiza, faz o feijão com o arroz. Cada parlamentar hoje no Acre, tem uma oportunidade de prestar o seu trabalho”, afirma o presidente.
O valor que deve ser gasto com a participação dos deputados daria para comprar 4 mil cestas básicas semelhantes àquelas doadas pelo governo às famílias pobres durante a pandemia. Como a Assembleia Legislativa não divulga os gastos na página de transparência, e os órgãos de investigação ficam em silêncio, vai ser difícil descobrir no final o valor da gastança do dinheiro público.
Unale diz que evento ocorrerá de forma híbrida
Segundo a Assessoria de Comunicação da Assembleai Legislativa do Pernambuco (Alepe), a 25ª Conferência Nacional da Unale ocorrerá em formato híbrido e terá como tema “Os Rumos do Parlamento do Futuro”. Haverá painéis sobre o impacto das tecnologias no papel dos legisladores estaduais, a atuação da Consultoria Legislativa em tempos de conectividade 5G e a importância da experiência do servidor para melhorar as entregas à sociedade, entre outros.
Os debates serão dirigidos por palestrantes renomados de várias áreas do conhecimento, a exemplo do cientista, empreendedor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Meira, que é um dos fundadores do Porto Digital. Outros conferencistas serão divulgados ao longo das próximas semanas.
O encontro nacional da Unale é organizado anualmente pela entidade e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas do País e de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.