..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Aleac discute embargos do Ibama a propriedades rurais e madeireiras; governo vai montar central para atender produtores

Aleac discute embargos do Ibama a propriedades rurais e madeireiras; governo vai montar central para atender produtores

A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Acre na tarde de hoje (10), para discutir a questão dos embargos praticados pelo Ibama contra propriedades rurais e madeireiras, teve um desfecho. O governo do Estado, por meio dos órgãos ambientais, vai montar uma central de atendimento para analisar caso a caso.

A informação foi anunciada pela deputada estadual Michelle Melo (PDT), líder do governo. De acordo com ela, uma reunião aconteceu de forma paralela à audiência na Casa Civil com a cúpula do governo e dos principais órgãos que compõem a agenda ambiental e fundiária.

“Demorei para chegar porque estava em uma reunião com a equipe do governador Gladson Cameli. A Secretaria de Meio Ambiente e o Imac puxou relatório, viu que vai tratar caso a caso. Viram que vai ter que ver cada um que teve uma parte da sua propriedade embargada. E eles vão fazer uma central de atendimento para poder dar apoio para cada um dos produtores. É o primeiro cuidado que o governo vai ter com todos vocês. Esse cuidado vai ter. Até o dia 17, o mais tardar dia 20 de abril, eles vão estar chamando vocês”, garantiu a líder do governo.

A decisão de governo foi confirmada pelo secretário de governo Alysson Bestene. Ele reforçou que o governo vai trabalhar com uma espécie de mutirão de atendimento a partir do dia 17 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas aos produtores. A Secretaria de Estado de Agricultura, coordenada por Luís Tchê, também está envolvida na ação, além do Imac e do Iteracre. Outra frente de trabalho é fortalecer a agricultura familiar por meio da assistência técncia e da captaçao de recursos, por meio de um empréstimo, para a recuperação de áreas degradadas.

A audiência contou com a presença de madeireiros, proprietários rurais, além da participação de parlamentares estaduais. Os prefeitos de Sena Madureira, Mazinho Serafim, Camilo Santana, de Plácido de Castro, e João Teles, de Bujari estiveram presentes.