..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Aleac lança segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano

Aleac lança segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano

Na manhã desta segunda-feira (6) aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o lançamento da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA), que foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT). A iniciativa, segundo o parlamentar, é uma forma de fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano. O evento contou com a presença de autoridades, gestores e estudantes da rede pública de ensino.

Assim como na primeira edição, o programa é uma parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte (SEECE), Aleac e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), objetivando aos estudantes do ensino médio regular vivenciar o processo político e atuação parlamentar.

Ao todo, participam do programa 24 escolas, que elegerão seus representantes por meio de votação em urna eletrônica instaladas pelo TRE nas escolas participantes, numa eleição real. O edital do programa tem o lançamento previsto para o dia 13 de maio. A fiscalização do processo eleitoral dos representantes será feita por servidores da Escola do Legislativo e da Secretaria de Educação.

Depois de eleitos, os 24 JPA serão diplomados e empossados na Aleac pelo próprio TRE, numa sessão à parte, prevista para início de agosto, e terão mandato de oito meses na Assembleia Legislativa, sob a Coordenação da Escola do Legislativo; Segundo a Resolução 103/2017 (resultado do Projeto de Lei do Dep. Daniel Zen, em 2017), o Presidente da Aleac nomeará uma Comissão Executiva composta por servidores e deputados, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para realização das sessões dos JPA, na ALEAC.

O TRE sugeriu que magistrados e deputados façam uma agenda nessas 24 escolas durante a vigência da 2ª edição do PJPA para falarem sobre Ética, Cidadania, entre outros temas.

ALEAC

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Junior (PT), agradeceu a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também do governo, por meio da Secretaria de Educação. Falou também sobre a satisfação em contribuir com o projeto e desejou boa sorte aos alunos que irão participar da experiência.

“O nosso agradecimento a todos que fazem desse projeto uma realidade. Agradecer à desembargadora Regina Longuini pela parceria, pois o apoio do TRE é de fundamental importância para esse processo de aprendizagem dos nossos alunos e na realização das eleições nas escolas. Agradecer ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. Estou muito feliz por presidir esta Casa e fazer parte desta história e proporcionar aos estudantes vivenciar o trabalho parlamentar, vivenciar a realidade política do nosso Acre. Que essa experiência seja um aprendizado para o futuro de cada um de vocês”, disse Nicolau Junior.

O autor do projeto de Resolução que cria o Programa Jovem Parlamentar Acreano, deputado Daniel Zen (PT), falou sobre a importância de envolver os alunos no processo político, lhes proporcionando a oportunidade de vivenciar as responsabilidades de um parlamentar.

“Tínhamos um projeto semelhante na Aleac que se chamava “Deputado por um dia”, mas percebemos que isso podia melhorar, buscamos exemplos de projetos de outros estados e até mesmo no programa “Jovem Senador” fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação para aprofundar essa experiência. Envolver os alunos nesse processo, oferecendo a oportunidade de despertar neles mais interesse pela política e assim gerar bons resultados. Diante do atual cenário político que vivemos, a tendência das pessoas é criar uma espécie de aversão, generalizando a situação. Dessa forma, apresentaremos outro lado que muitos não conhecem, mostrando todos os bons trabalhos que realizamos no Parlamento”, comentou.