..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Aleac vai formar comissão para analisar nome de Maria de Jesus como conselheira do TCE e votação ocorre na terça-feira

Aleac vai formar comissão para analisar nome de Maria de Jesus como conselheira do TCE e votação ocorre na terça-feira

A Assembleia Legislativa do Acre forma nesta quarta-feira (19) a comissão integrada por cinco deputados estaduais que vai analisar a indicação do nome da auditora substituta Maria de Jesus Carvalho para conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Os indicados são escolhidos por blocos. Após a análise do currículo e sabatina com a auditora, o nome de Maria de Jesus será submetido a votação pelos 24 deputados estaduais.

Em meio ao processo de análise do nome indicado pelo TCE há a polêmica envolvendo a idade de Maria de Jesus. A Constituição Estadual diz que só serão escolhidos para cargos de conselheiro do órgão pessoas com mais de 35 e menos de 65 anos.
A auditora substituta completou 65 anos em maio passado.

O Ministério Público Estadual recomendou a Assembleia Legislativa e ao governador Gladson Cameli que rejeitem o nome de Maria de Jesus por considerar que a indicação fere a Constituição Estadual no critério idade.

A Assembleia não se posicionou sobre a recomendação ministerial e segue o rito da escolha.

Única auditora substituta do TCE, Maria de Jesus foi escolhida pela Corte de Contas para a vaga de José Augusto de Faria, que morreu no dia 12 de julho passado vítima de covid-19.