..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Alinhada com Gladson sobre a vacina contra a covid-19, Perpétua e outros líderes entram com ação contra Bolsonaro

Alinhada com Gladson sobre a vacina contra a covid-19, Perpétua e outros líderes entram com ação contra Bolsonaro

Governador disse ontem que não vai esperar as doses chegarem ao Estado e não pretende polemizar o assunto como defende Bolsonaro

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida, assinou, conjuntamente com outros lideres, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que deve ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em desfavor do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), por declarações dele desautorizando o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, a comprar doses da vacina contra covid-19, a Coronavac, que é fruto de uma parceria entre o Instituto Butantã e a China.

No entendimento dos lideres, o presidente Jair Bolsonaro “descumpre direitos fundamentais previstos na Constituição quando faz declarações desautorizando o seu ministro da Saúde e afirmando que não vai permitir a compra de doses da vacina”. Perpétua Almeida diz ainda que “o presidente usa de artifícios ideológicos contra a China, maior parceira comercial do Brasil. No entanto, em agosto deste ano ele mesmo editou a MP 994, liberando quase R$ 2 bilhões em créditos para parcerias com vacinas de outros países, até mais atrasadas nos testes que a Coronavac”.

De acordo com ela, “o presidente não tem o direito de negar a população o acesso a nenhuma vacina que pode prevenir uma doença que já tirou a vida de mais de 150 mil brasileiros”.

Assinam a petição lideres do PT, Psol, Rede, PDT, PSB e PCdoB.

A ideia é adquirir 46 milhões de doses iniciais da vacina.

Contrário a Bolsonaro, ontem (21) o governador Gladson Cameli declarou que será um dos primeiros a tomar a dose da vacina. E adiantou que não vai esperar o envio das doses ao Estado. Disse que vai buscar em Brasília ou São Paulo e já deixou os secretários de Saúde e de Segurança Pública em alerta para planejarem a logística do medicamento.