A Associação dos Municípios do Acre (Amac) reuniu, nesta quarta-feira (29), os prefeitos e representantes dos municípios do Estado do Acre para realizar a 1ª Assembleia Geral Extraordinária de 2024.
Na ocasião, foi firmado um protocolo de intenção entre a associação e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. Além de uma breve apresentação da Caixa Econômica Federal sobre os projetos em andamento nos municípios.
“Esse protocolo de intenção faz uma rede de proteção às mulheres para que elas possam estar com a ajuda e assistência de equipes multidisciplinares que os municípios vão disponibilizar para elas e para os autores da infração também, para poderem se ressocializar”, ressaltou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
Em decorrência do ano eleitoral, a reunião também serviu para o atual presidente da Amac, o prefeito de Rio Branco, anunciar sua licença de 4 meses para que sua vice-presidente assuma a pasta, sendo ela Fernanda Hassem, prefeita de Brasileia.
De acordo com o presidente, os 3 anos e 5 meses em que esteve à frente da associação foram para fortalecer os 21 municípios com apoio integral, além de modernizar toda a estrutura e dar as condições para essa assistência efetiva.
“Estou feliz que o custo hoje de contribuição das prefeituras para com a Amac é bem menor do que antigamente e os serviços hoje são bem maiores. Isso mostra como a gente está trabalhando a gestão pública interna, cuidando bem do dinheiro. Nesse momento, a associação tem mais de R$ 700 mil em conta corrente, com tudo pago, e isso mostra a forma firme que temos cuidado do dinheiro público”, enfatizou o gestor.
“É uma honra para nós da associação, hoje reconhecida nacionalmente de uma maneira séria e respeitada. Quero parabenizar a condução do prefeito Bocalom durante esses mais de três anos que, com muita seriedade, transparência e honestidade deixa um legado muito importante. Assumimos nessa circunstância, encontrando a Amac organizada e vamos trabalhar para dar continuidade a isso, destacou a vice-presidente da Amac, Fernanda Hassem.
Ao final da agenda, os prefeitos puderam acompanhar o momento de entrega de 15 vans adaptadas, para 13 municípios acreanos, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para a inclusão social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“As vans são 100% adaptadas. Elas possuem acessibilidade universal. Então, assim, é levar dignidade às pessoas mais vulneráveis”, explicou Maira Magalhães, representante do MDS.