..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ana Paula Cameli participa de debates do GCF sobre políticas de apoio aos povos indígenas

Ana Paula Cameli participa de debates do GCF sobre políticas de apoio aos povos indígenas

A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, participa da comitiva acreana liderada pelo governador Gladson Cameli, do encontro anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), em Florencia, na Colômbia, entre os dias 30 e 3 maio.

Nesta terça-feira, 30, Ana Paula Cameli, participa do evento ‘Melhores Práticas para Fortalecer a Colaboração entre Governos Subnacionais, Povos Indígenas e Comunidades Locais’. O principal objetivo da reunião é aprofundar-se sobre experiências de diálogos entre os povos tradicionais e governos estaduais da Amazônia.

No segundo dia do evento, a primeira-dama também participa do painel ‘Governança Colaborativa na Prática: Estabelecendo Processos para as Organizações Indígenas e Governos Locais Trabalharem Juntos’.

Nesse segundo momento, serão abordadas as ações em torno das jurisdições subnacionais e o trabalho conjunto dos povos indígenas para criação de espaços de consultas, participação e coordenação para o encaminhamento de decisões e a construção de políticas públicas em reconhecimento aos direitos dos povos indígenas, incluindo a gestão de seus territórios e inclusão social.

Para Ana Paula Cameli, a participação do Acre no GCF certifica o empenho do Estado na preservação ambiental sem esquecer que a figura humana tem papel essencial neste processo de desenvolvimento econômico e social.

“O grande objetivo do Acre é reafirmar seu compromisso com a cooperação dos temas sobre políticas voltadas para as mudanças climática dos estados que construíram essa conceituada Força-Tarefa, que também abrange experiências acerca das pesquisas e tecnologias que garantam avanços nas propostas em torno da sustentabilidade das nossas florestas no tocante às baixas emissões de gás carbônico”, disse.

Ana Paula Cameli acredita que o Estado já iniciou um novo ciclo econômico de sua história e vê no agronegócio como uma das alternativas para a geração de emprego, renda e desenvolvimento para a população local. Tudo isso em consonância com as regras já estabelecidas pelo novo Código Florestal Brasileiro.

“O Plano de Governo do governador Gladson Cameli já trazia em seu arcabouço o compromisso de desenvolver o Acre através do agronegócio, buscando a geração de emprego e renda, e com isso melhorar os índices da saúde e da educação e ainda a redução da violência em todo o estado. Esse agronegócio, no entanto, não representa uma política econômica de destruição da floresta, pois o respeito ao novo Código Florestal Brasileiro continuará sendo nosso lema, considerando os 87% de áreas conservadas do nosso estado”, salientou.

Papel da mulher no contexto econômico e social

Ana destacou o importante papel desempenhado pela mulher que, em muitos casos, é a única mantenedora do lar. “As mulheres são verdadeiras guerreiras. Elas têm jornada dupla. Trabalham fora, em casa, cuidam dos filhos e de toda a família. Algumas são a única provedora dos alimentos. Ganham menos que os homens, desenvolvendo o mesmo trabalho. Isso é muito sério. É preciso haver mudanças. Vamos nos empenhar para que a produção de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, pecuária, agricultura e piscicultura, se desenvolva e assim a nossa realidade econômica possa mudar”, enfatiza.

De acordo com dados do Departamento de Gestão do Programa Bolsa Família, somente no mês de abril o programa beneficiou mais de 90 mil famílias.

“O Acre precisa superar a dependência de programas sociais de transferência de renda. O que o governador Gladson Cameli busca, acima de tudo, é colocar as pessoas em primeiro lugar, e para isso precisamos de um desenvolvimento realista sempre equilibrando economia com sustentabilidade ambiental”, concluiu.