..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

André Kamai cobra Bocalom para que entregue camionetes compradas para agricultura familiar

André Kamai cobra Bocalom para que entregue camionetes compradas para agricultura familiar

Veículos foram adquiridos com recursos de emendas do ex-deputado federal Leo de Brito (PT).

O vereador André Kamai (PT) cobrou, na sessão desta quarta-feira (26) da Câmara Municipal de Rio Branco, a entrega de duas caminhonetes adquiridas com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Leo de Brito (PT). Os veículos, que deveriam ser entregues à Central de Cooperativas da Agricultura Familiar, seguem parados no pátio da prefeitura desde dezembro de 2023.

Kamai destacou que outras quatro caminhonetes, adquiridas na mesma emenda, foram entregues normalmente a sindicatos rurais e à FETACRE, entidade que atua na capacitação e fortalecimento da agricultura familiar. "Essas caminhonetes garantem mobilidade ao movimento popular e fortalecem a assistência ao trabalhador rural. Fico feliz que parte delas tenha sido entregue, mas me preocupa muito a demora na entrega das que estão sob responsabilidade da prefeitura", afirmou o vereador.

A Central de Cooperativas, que deve receber os veículos, reúne 15 cooperativas de produtores da agricultura familiar e teria as caminhonetes como suporte para atividades de formação profissional, promoção social e assessoria técnica aos cooperados. No entanto, a prefeitura ainda não realizou a entrega, alegando inicialmente o período eleitoral, justificativa que não se sustenta mais, segundo Kamai. "O pleito já passou, e os trabalhadores não podem mais esperar", reforçou.

Denúncias de dirigentes de cooperativas apontam que as caminhonetes, modelo Hilux 4x4 automática, foram compradas em dezembro de 2023, mas tiveram suas entregas desmarcadas sem explicação. "Esse foi um compromisso do deputado Leo de Brito com o setor cooperativista, e ele cumpriu integralmente sua parte. Infelizmente, a gestão do prefeito Bocalom não fez o mesmo", afirmou uma representante da categoria.

Kamai ressaltou que a prefeitura não pode se apropriar de bens públicos destinados a uma finalidade específica. "Espero sinceramente que o prefeito Tião Bocalom e o ex-secretário da Casa Civil, Valtin, não tenham essa intenção. Essas caminhonetes são para os trabalhadores e precisam ser entregues imediatamente", finalizou o parlamentar.