Após o ex-prefeito Zezinho Barbary testar positivo para Covid-19, pelo menos cinco moradores de Porto Walter, dois deles servidores municipais, entraram em contato com a reportagem do Notícia da Hora para falar sobre o caso. De acordo com os moradores, mais de 30 pessoas seguiram na comitiva oficial da prefeitura para as agendas nas comunidades Mororó e Boa Vista, no rio Cruzeiro do Vale, e todos tiveram contato com o ex-prefeito.
Nas comunidades mais de duas centenas de pessoas participaram de um torneio de futebol e a inauguração da escola municipal São José.
“Foi muita gente daqui de Porto Walter para essa agenda da prefeitura. Lá na Comunidade Mororó tinha muita gente, acredito que mais de 200 pessoas, muitas delas abraçaram o Zezinho (Barbary). Tinha mulheres, homens, idosos e crianças”, disse o servidor.
A reportagem entrou em contato com Donicélio Nunes, assessor direto do prefeito César Andrade. Questionado sobre as pessoas que seguiram o prefeito e ex-prefeito para as agendas se já haviam realizado o teste para saber se estão infectadas com a Covid-19, o assessor afirmou que todos os testes foram realizados, inclusive o atual prefeito que testou negativo para a doença.
Sobre os moradores das comunidades, Nunes disse que se alguém sentir algum sintoma é só procurar uma unidade de saúde para realizar os testes. O assessor só não disse se e/ou quantas pessoas testaram positivo para Covid-19.
Pelo aplicativo de troca de mensagens WhtsApp, Donicélio Nunes disse que o ex-prefeito Zezinho Barbary foi convidado e não estava de “penetra” participando das agendas. O assessor ainda tentou justificar que “ninguém tem um raio laser” para saber quem está ou não com a doença.
“Na hora que a gente embarca numa canoa ninguém sabe que está doente e quem não está. Se você tem raio laser pra saber quem está doente você me diga. Esse incidente do ex-prefeito ter sido contaminado ninguém sabe nem se foi lá, ou pode ter sido até lá mesmo, ninguém detecta.”, disse o assessor.
Vale ressaltar que nas matérias publicadas anteriormente e em momento algum a reportagem fez qualquer menção de que o ex-prefeito participava das agendas como “penetra”, o que foi falado é que o Zezinho Barbary, com o apoio do prefeito César Andrade, supostamente está fazendo campanha eleitoral antecipada o que é proibido pelo Lei Eleitoral.
Quanto ao “raio laser” para detectar quem etá doente ou não, o assessor deve ter esquecido que ainda estamos vivendo uma pandemia e que, mesmo com a vacinação da população brasileira, ainda devemos manter todos os cuidados pertinentes para resguardar a nossa e a saúde de terceiros. Portanto, é obrigação da administração publica municipal evitar ao máximo eventos com grandes números de participantes e ainda adotar todos os cuidados necessários para resguardar a saúde dessas pessoas.