A deputada estadual Antonia Sales apresentou um projeto de lei na manhã desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). De acordo com a matéria, fica instituída a campanha de valorização da vida, o Setembro Amarelo, além criar o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio e a Caminhada Anual pela Vida.
Antonia Sales lembrou que estamos no Setembro Amarelo, ou seja, que é preciso fortalecer ainda mais as ações voltadas à preservação da vida e o cuidado com a saúde mental das pessoas. Ela lembrou que a depressão deve ser encarada como uma doença silenciosa que precisa ser combatida por meio da conscientização e do fortalecimento das políticas públicas em todos os âmbitos.
“O suicídio é um fenômeno complexo e tem sido estudado por diversas áreas do conhecimento. Uma das definições do suicídio seria causar a morte ou assassinato de si mesmo, cessando a própria vida. Esta definição implica ato intencional da pessoa em tirar a própria vida, mas ainda há outra forma de suicídio, que se daria por um ato patológico sem intencionalidade, mas que causa a própria morte. Além disso, as taxas de tentativas de tirar a própria vida podem ser até dez vezes maiores que os suicídios de fato consumados”, disse a parlamentar em sua justificativa.
Pela projeto apresentado, “a campanha Setembro Amarelo terá como símbolo um laço de fita na cor amarela, devendo as instituições públicas, em todas as esferas, bem como, por livre adesão, as da iniciativa privada, participarem da divulgação da campanha mediante a utilização de iluminação e decoração, na mesma cor amarela, em suas sedes, monumentos, logradouros públicos, em especial os de relevante importância e de grande fluxo de pessoas, durante o mês de setembro”.
Ainda de acordo com o texto, o dia 10 de setembro será instituído o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio.
Já a Caminhada Anual pela Vida deve acontecer no último domingo do mês de setembro, encerrando a campanha Setembro Amarelo.