A deputada estadual, Antonia Sales (MDB) participou da 2ª reunião ampliada do Parlamento Amazônico nesta quinta-feira, 25, em Manaus. O encontro debateu sobre a “Aviação Civil e a Escassez de Vôos na Região” e Sinalização dos Rios na Amazônia.
Para a deputada os encontros do Parlamento Amazônico fortalece os objetivos dos estados na busca por desenvolvimento e qualidade de vida da população. “O Acre passa por problemas graves em relação a aviação. A região do Juruá e os municípios isolados padecem com a falta de vôos diários, além, claro dos vôos nacionais, que diminuíram drasticamente, para a região do Juruá, por exemplo, que é atendida somente pela Gol no aeroporto de Cruzeiro do Sul, a situação se caracteriza num monopólio que eleva a tarifa das passagens”, destacou Salles.
A emedebista também lembrou que os aeródromos nas cidades isoladas por estrada também não apresentam as condições ideais para os pequenos aviões. "Nesse caso temos aeródromos que não garantem a segurança ideal para o pouso dessas aeronaves no inverno, ou pela falta de manutenção nas pistas”, afirmou.
Sobre as BRs que podem ligar os estados da região amazônica, Antonia Sales disse que falta mais interesse das gestões que passaram pelo governo federal. “Vejam a situação da nossa BR 364, que está destruída, que prejudica veículos e coloca em perigo as vida das pessoas pelo risco que é trafegar entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul”, esclareceu.
Ao se dirigir ao Diretor de Infraestrutura Aquaviária do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura Medeiros, Antonia solicitou que o Acre fosse incluído nos programas de melhoramento de portos e dragagem nos Rios Juruá, Purus, Rio Acre e outros no estado.
“Vamos atender a solicitação da deputada Antonia Sales e teremos uma agenda no Acre para debatermos os investimentos que podem ser realizados nesses rios”, afirmou Erick Moura Medeiros.