Em Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre no teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 1ª, a deputada Antonia Sales (MDB) criticou as multas aplicadas pelo IBAMA e IMAC aos pequenos produtores.
A deputada lembrou que algumas regiões de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos estão com ramais intrafegáveis por conta de pontes quebradas e com problemas para tráfego de veículos e pessoas.
“Lá na Vila Santa Luzia que é um exemplo, como vários outros lugares que estão com acesso precário, os produtores estão com dificuldade de escoar seus produtos que acabam estragando e os produtores ficam sem poder ganhar seu dinheiro para sustentar suas famílias. Isso é um absurdo”, destacou a deputada.
Sales aproveitou e pediu para a equipe dos secretários do governo se reunisse com os produtores para solucionar os problemas encontrados.
“Nossos produtores precisam de máquinas para arrumar os ramais e apoio para aradar a terra. No lugar de o IBAMA e IMAC mandarem multar deveria fazer um relatório dos problemas e dificuldades encontrados e levar os técnicos para garantir a correção do solo e trafegabilidade com escoamento da produção. Chega de nossos pequenos produtores serem demonizados pelos órgãos de fiscalização, enquanto vemos todos os dias as grandes empresas levarem toras e toras de madeiras e nosso pequeno produtor ser multado por derrubar uma árvore para construir um casa para seu filho ou um galinheiro para ajudar em sua renda”, desabafou Antonia Sales.
No final a deputada também agradeceu a sua filha deputada Jéssica Sales pelas emendas parlamentares no valor de mais de R$ 200 milhões que conseguiu liberar desde o seu primeiro mandato para contemplar os municípios do Acre, principalmente a região do Juruá.