Ao destacar o Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, 18, a deputada estadual Antônia Sales (MDB) mandou um recado direto ao governador Gladson Cameli (PP) e a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano. A parlamentar apresentou dados relacionados ao câncer de mama. Este mês é destinado à discussão da doença, o Outubro Rosa.
Ela afirmou que no Acre há cinco mamógrafos apenas, sendo dois deles disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos um dado preocupante. Precisa o nosso governo do Estado e a nossa secretária de Saúde fazer muito mais pelas mulheres. Sabemos que o câncer de mama tem mais incidência na região Norte, seguido do colo do útero. Dados do Inca mostram que em todo o estado possuímos 6 mamógrafos para atender uma população feminina que corresponde a mais de 52%, ou seja 592 mil pessoas. O Acre tem uma defasagem muito grande. Pelo SUS, apenas dois aparelhos”.
Antonia Sales ressaltou também o trabalho da filha, a deputada federal e médica Jéssica Sales (MDB/AC), em defesa da Saúde. “Jéssica Sales destinou neste mandato mais de R$ 100 milhões para a área da Saúde somando os municípios acreanos. Além disso, Jéssica, assim como eu, defende a bandeira da Saúde. Também mantemos uma relação de parceria com o Hospital de Amor”.