A deputada Antonia Sales (MDB) defendeu o aumento do percentual de repasse orçamentário da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) durante uma reunião realizada na Casa Civil, na manhã de quarta-feira (27), com os representantes da instituição, deputados e o governados em exercício Nicolau Júnior (Progressistas). Os defensores públicos reivindicam mais recursos para atender a demanda em Rio Branco e nos municípios do interior do estado.
A parlamentar destaca que a conquista da autonomia financeira da Defensoria Pública foi um passo importante, mas reconhece que a instituição precisa ser estruturada para melhor atender as pessoas que procuram os serviços jurídicos gratuitos diariamente e muitas vezes não conseguem resolver suas demandas judiciais. Antônia Sales acredita que é preciso dialogar com o governo para que fortalecer o órgão responsável pela defesa da população carente.
“Com muito diálogo vamos buscar atender as reivindicações da nossa população e das instituições. Estive no gabinete do governador juntamente com os deputados Gerlen Diniz (PP), Whendy Lima (PSL), defensores públicos e fomos recebidos pelo governador em exercício, o deputado Nicolau Junior para tratar no aumento no percentual de repasse orçamentário para a Defensoria Pública, instituição que defende os direitos de nosso povo carente”, diz Antonia Sales.
Segundo a parlamentar, é necessário estrutura de forma emergencial a Defensoria para realizar suas atividades em todos os municípios do Estado. “Sempre fui uma ativista dos direitos do cidadão. Sei que a Defensoria Pública faz um papel primordial para que a população menos favorecida pelo possa ter seus direitos garantidos. Acredito que o governador Gladson Cameli vai ter a sensibilidade de conceder as melhorias que os defensores precisam”, finaliza Antonia Sales.