A deputada estadual Antonia Sales (MDB) usou o tempo nas explicações pessoais da sessão online desta quarta-feira (23), da Assembleia Legislativa do Acre, para apresentar uma indicação legislativa que deve ser encaminhada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A emedebista pede a disponibilização quinzenal de um neuropediatra e um neuropsicólogo para atender crianças com transtornos, como o autismo.
“Que esses profissionais venham de 15 em 15 dias. Esses exames são muito caros. Sem esses profissionais não fecham esse laudo. Quero parabenizar a deputada Jéssica Sales, que garantiu aos pais que alocaria recursos para a construção de um centro para atender as crianças com autismo para atender toda a região do Vale do Juruá, Feijó e Tarauacá”, destacou.
Antonia Sales acrescentou que “este assunto é um grande problema. A última vez que o neuropediatra veio aqui foi em dezembro de 2020. Chegou hoje a neuropediatra, mas a neuropsicólogo está faltando. Tem 700 crianças com transtornos neurológicos” para serem atendidas, pontua Sales.
Outra pedido feito pela deputada foi com relação à unidade mista de Saúde do projeto Santa Luzia. Ela disse que o local é insalubre e precisa ser demolido para que seja construída uma nova unidade, o quanto antes. Além disso, ela defendeu o envio de uma ambulância nova.
“Que o governo do estado providencie a aquisição de uma ambulância. O hospital do Santa Luzia tinha que derrubar e construir outro.Se mantém o mesmo, com as mesmas deficiências. A ambulância que eles têm, está precisando de reforma. O povo de lá chama esse carro de rabecão, porque ele entra nos ramais, na verdade. Essa ambulância está tão velha que emperrou a porta de trás outro dia. Eles não tem um poço artesiano como todo hospital tem que ter. Os profissionais acreditam que vai faltar água agora no verão”, explicou a deputada do MDB.