Em seu pronunciamento na Sessão Remota da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 28, a deputada Antonia Sales (MDB) disse que governador Gladson Cameli tem que cuidar da saúde do Acre e deixar para a assistência social do Estado a entrega de sacolões às famílias carentes no interior. A parlamentar também pediu que as comissões analisem logo o projeto de sua autoria que propõe o aumento de 50% do salário base dos servidores da saúde e segurança pública em tempo de pandemia, e finalizou cobrando ainda os Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs que não chegaram nos hospitais com suficiência, de modo que, muitos profissionais da saúde estão sendo contaminados pelo Covid19.
A deputada começou seu pronunciamento na sessão virtual da Aleac ressaltando que seu projeto que pede o aumento de 50% do salário base dos servidores da saúde e segurança pública, que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, pelo tempo que perdurar a Pandemia, seja analisado pelas comissões internas do parlamento com certa urgência. “Acho que as comissões têm que priorizar a análise desse nosso projeto e trazê-lo para ser votado pelos deputados e sancionado ou não pelo governador”, destacou.
Antonia Sales também pediu para que governador deixasse os servidores da assistência social entregar os sacolões que estão sendo doados a população e que ele se dirija a Brasília e junto com os deputados da Bancada Acreana e senadores solicite do Ministério da Saúde mais equipamentos para atender a demanda do Acre.
“O governador tem que cuidar da saúde do povo acreano e pedir apoio do Ministério da saúde. Os profissionais estão sendo contaminados nos hospitais, estão arriscando suas vidas. Já temos vários relatos no Pronto Socorro em Rio Branco, Fundação Hospitalar, Upas e demais unidades, além disso, no interior do Estado, como na cidade de Mâncio Lima, funcionários do Hospital do município, que até hoje não foi inaugurado pelo estado e encontra-se sem estrutura mínima para enfrentar casos de Coronavírus, denunciaram ainda que estão com estoque reduzido de EPis e que muitos usam a mesma máscara por mais de 6 horas, o que não é recomendável pela OMS ". Relata Sales.
A parlamentar emedebista também foi enfática em questionar o governo sobre onde está sendo usado os recursos que os deputados estaduais aprovaram para o enfrentamento ao Covid19. “Aprovamos recursos para o governador comprar sem licitação. Então nossos profissionais de saúde não podem ficar sem esses EPIS para a proteção para atender os pacientes. Governador queremos saber onde está sendo usado os R$ 92 milhões que aprovamos. Ou teremos que ver um colapso em nossos hospitais? Por isso cobrei tanto para antes da pandemia equipássemos os nossos hospitais e unidades de saúde do Estado. Só nessa pandemia estamos vendo a fragilidade que estamos tento no sistema. Precisamos de mais gestão e menos mídia governador”, finalizou a deputada Antonia Sales também criticando qualquer projeto de lei que venha querer terceirizar a saúde no Acre. “Precisamos fortalecer o Sus que está salvando vidas e não vir com essa de entregar para terceirizadas, em plena Pandemia ”.