A mãe do Juruá, deputada Antonia Sales (MDB) solicitou na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 7, o conserto do aparelho de litotritor, utilizado para realização de fragmentação de cálculos renais biliares na Fundação Hospitalar do Acre.
Segundo a deputada, o conserto está em atraso à espera de autorização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. O que tem ocasionado uma grande fila de pacientes para serem atendidos.
“Temos pessoas sofrendo com dor a espera para realizar esse procedimento que serve para destruir cálculos renais. Os dois aparelhos quebrados tem causado transtornos à população, por isso peço ao governador que diga ao secretário para dar a ordem de conserto. Isso é uma vergonha, deixar as pessoas sofrerem dores horríveis por pedra nos rins e na vesícula”, destacou Sales.
Antonia Sales ainda exigiu o conserto do aparelho de colonoscopia, que está há seis meses sem funcionamento. “Este outro aparelho de colonoscopia está sem funcionar e tem gente há seis meses aguardando para fazer esse exame na região Juruá e não temos esse equipamento, aí as pessoas vêm para cá e encontram quebrado. Já paguei muitos exames particulares porque tem gente sofrendo de dor e me procura. É uma vergonha! Até quando vamos ficar aqui falando no deserto, até quando?”, perguntou a deputada ao cobrar providências, acrescentando que o Acre tem quase 900 mil habitantes, e somente um equipamento é insuficiente para atender a demanda dos 22 municípios.