A deputada estadual Antonia Sales (MDB) participou nesta terça-feira, 2, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre que ouviu os profissionais farmacêuticos para abordar questões relacionadas a assistência farmacêutica no estado.
A comissão debateu a disponibilidade de profissionais, a situação dos trabalhadores, a gestão de medicamentos, e a criação de uma frente parlamentar dedicada ao apoio à assistência farmacêutica, com foco especial no estabelecimento de um piso salarial para a categoria.
Para Antonia Sales a temática é de grande importância e carece de uma melhor atenção do estado, no que tange a priorização de investimentos. “Sou muito favorável ao tema e devemos apoiar a categoria e fortalecer o atendimento à população, assim como a alta demanda que existe na manipulação das medicações”, destacou Sales.
Antonia Sales também participou da sessão ordinária, parabenizou Cruzeiro do Sul pelos 119 anos e falou sobre a BR 364 e apoio aos agricultores
Sales também usou a tribuna da Aleac para destacar suas felicitações à cidade de Cruzeiro do Sul, que celebrou seus 119 anos na semana passada.
A emedebista também aproveitou para compartilhou suas preocupações sobre o Ramal 12, na comunidade Santa Luzia em Cruzeiro do Sul.
De acordo com a deputada a localidade está necessitando do apoio do governo estadual para melhorar a logística de acesso, a fim de facilitar o escoamento da produção local.
Antonia solicitou ao governo que considere a possibilidade de ressarcir os produtores que sofreram perdas devido a pragas, bem como pediu ao secretário de agricultura que providencie a distribuição de insumos necessários, como veneno, para proteger as lavouras antes que as safras sejam comprometidas.
“O desafio enfrentado pela comunidade é o acesso, especialmente durante o período de chuvas. É necessário melhorar a infraestrutura de estradas e pontes naquela região, garantindo que os caminhões de transporte possam chegar mesmo em condições climáticas adversas. Aquela comunidade está clamando por ajuda, problemas como pragas e falta de bueiros tem causado grandes danos aqueles produtores. Peço que o governo intervenha o mais rápido possível”, frisou Sales.
A deputada também cobrou uma melhor execução dos serviços na BR 364 entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. “É preciso verificar a qualidade dos serviços realizados por essas empresas de fora. Não é possível que esse trecho esteja sendo feito por empresas que nem maquinários suficientes tem para garantir o serviço. É preciso chamar o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, o DNIT de nossa região para esclarecer o tipo de serviços que está sendo realizado”, disse Antonia.