..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Antonia Sales reúne cúpula do Deracre, Dnit, Antaq, Marinha e discute construção de porto moderno em Cruzeiro do Sul

Antonia Sales reúne cúpula do Deracre, Dnit, Antaq, Marinha e discute construção de porto moderno em Cruzeiro do Sul

A partir de uma iniciativa da deputada estadual Antonia Sales (MDB), autoridades ligadas ao setor portuário visitaram na última quinta-feira, 15, a instalação portuária pública de pequeno porte de Guajará, no Amazonas, município vizinho a Cruzeiro do Sul.

A ideia é construir uma IP4, que funciona como uma espécie de rodoviárias dos rios, no município acreano. Antonia Sales destacou a visita composta Sócrates José Guimarães, diretor de Portos e Aeroportos do Deracre; Fabiano dos Reis, Capitão-tenente da Marinha; Derivaldo Gomes, chefe Substituto da Unidade Regional da Antaq em Porto Velho e Carlos Henrique, superintendente do Dnit no Acre.

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_14.45.20.jpeg

“Foi uma visita muito proveitosa. Cruzeiro do Sul ganhará uma IP4, que funciona como um porto que tanto serve para o embarque e desembarque de produtos, quanto de pessoas. Os estudos estão em fase de desenvolvimento e estou muito feliz que o povo do Juruá terá um porto moderno”, completou Antonia Sales.

Sócrates Guimarães, representando o Deracre, disse que o encontro foi proveitoso tanto para a discussão de um novo porto quanto para a recuperação do porto já existente, que sofre com o desbarrancamento do rio Juruá.

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_14.45.19.jpeg

“Essa reunião foi de suma importância para Cruzeiro do Sul que reuniu órgãos estaduais e federais. Vamos construir uma rampa provisória, deixar tudo pronto e vamos melhorar totalmente o porto”, disse ele ao falar do porto do governo.

Outro que comentou a iniciativa de Antonia Sales foi o superintendente do Dnit, Carlos Henrique. “A gente vai iniciar o processo de seleção correta da área, fazer os estudos técnicos, fazer o projeto e tentar viabilizar para dar dignidade ao ribeirinho, à população para acessar melhor a cidade. A gente pretende apoiar essa ação parlamentar da deputada Antonia Sales para concretizar e contemplar Cruzeiro do Sul com esse IP4”, disse Carlos Henrique ao afirmar que o porto será construído na parte central, local conhecido como Porto do Vagner.

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_14.45.18.jpeg

Já o chefe-substituto da Antaq em Porto Velho, Derivaldo Gomes, disse que no antigo porto é preciso fazer o trabalho de melhoramento da rampa, o que está sendo feito pelo Deracre, com apoio do Dnit, mas é preciso pensar também na compra de um novo terreno localizado mais acima de onde fica o atual o porto para que seja construído um novo, com muro de contenção para evitar o desbarrancamento. Ele também citou a outra proposta de se construir uma IP4 no centro de Cruzeiro do Sul.

“A IP4 atenderia cargas menores. Para cargas maiores têm que continuar no porto fluvial do Estado. O Dnit já começa os estudos este ano. Já está fazendo o relatório preliminar. Se colocar no orçamento, já entra para o ano que vem. Cruzeiro do Sul tem mais de 80 mil habitantes e não tem uma IP4. Os políticos do Acre tem que unirem para construírem uma IP4 em Cruzeiro do Sul por meio do governo federal. E não é uma obra muito cara, vai ficar em torno de R$ 6 milhões”, destacou.

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_14.45.17.jpeg