..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ao contrário de Duarte e Jarude, N. Lima e João Marcos são contra Intervenção Federal

Ao contrário de Duarte e Jarude, N. Lima e João Marcos são contra Intervenção Federal

O vereador João Marcos Luz (MDB) se manifestou contra a Intervenção Federal sugerida pelo seu colega de parlamento Emerson Jarude (sem partido) e seu correligionário, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB).

Nesta quarta-feira, 4, Emerson Jarude apresentou um ofício pedindo Intervenção Federal no Acre por causa da onda de violência e conseguiu a assinatura de 11 dos 17 vereadores.

O ofício é dirigido ao chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, e cita que as dezenas de homicídios no Acre em 2020, a fuga no presídio estadual Francisco D'Oliveira Conde e a enorme quantidade de assaltos e furtos são as razões do pedido e a prova de que o Estado do Acre não têm condições de lidar com a onda de crimes.

Para João Marcos, porém, o governo do Acre não cruzou os braços diante do grave problema.

"O governador vai ser reunir novamente com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça e outras instituições. Não cabe intervenção federal. Não tem que ficar se incomodando até com a respiração do governador. Não adianta comparar com a época do Marrosa, do Esquadrão da Morte. Hoje são duas facções grandes que, inclusive, estão em grande parte da América Latina. Quem alimenta as facções? A própria sociedade. O cidadão que é exemplo de dia depois vai comprar pó. As instituições precisam se unir. Não é trazendo um simples papel que vai resolver. Conhece algum lugar do mundo onde acabaram o tráfico de drogas? Acredito na força do Estado. O Estado não pode ser menor, não pode ser mais lento. Precisamos de alguma forma tranquilizar o cidadão do Acre. A Segurança Pública foi politizada na época do PT, por isso temos muita dificuldade hoje. Não podemos repetir. A esquerda passou 20 anos sugando o Estado", concluiu.

O vereador N. Lima, que é oficial da PM aposentado, também é contra a Intervenção Federal.