A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) se manifestou a respeito da proposta aprovada pelos membros da Comissão de Transparência. Uma empresa vai administrar o Aquiry Shopping, empreendimento que abrigará os camelôs que estão ao longo da Benjamin Constant, no Centro de Rio Branco. Ela conta que para isso, será feita uma licitação. De acordo com Neri, a Prefeitura não tem condições de administrar o novo shopping, o que pode levá-lo ao fracasso, sem o conhecimento técnico.
“O shopping não será vendido, continuará a ser um bem municipal. O que acontecerá é a licitação de uma empresa para fazer a gestão do shopping. Cuidar da manutenção dos lugares comuns, limpeza, pagamento de energia, manutenção elevador, segurança, enfim. Não tem nenhum balde de água fria sendo jogado nos senhores. Após a entrega do shopping, a prefeitura não tem a menor condição de pagar a manutenção do shopping; limpeza, energia, água, manutenções. Essa responsabilidade será feita por uma empresa licitada”, disse a gestora em resposta aos camelôs de Rio Branco que questionam a concessão da administração do espaço.
Ao responder as acusações de estar promovendo um ‘golpe baixo’ na categoria, Socorro Neri disse que “a prefeitura contratou a consultoria do SEBRAE, criou um comitê municipal com a participação de representantes de todos os envolvidos, está considerando os selecionados que constam no Diário Oficial do Estado. Não há jogo baixo. A conversa está sendo franca e transparente”.
Socorro Neri demonstrou irritação quando a internauta Faby Lima disse que a prefeita teria caído na Prefeitura de paraquedas, que os rio-branquenses elegeram Marcus Alexandre e não ela, esquecendo que Socorro Neri fazia parte da mesma chapa majoritária do petista. “Assumi o cargo de prefeita de forma constitucional e legal. Mas vou lhe relembrar o que a "pessoa que caiu de paraquedas", como você diz, com a finalidade clara de me diminuir, fez nesse processo. Essa pessoa é exatamente a que retomou a construção do shopping - que estava parado há meses - e não deixou que a obra fosse interrompida mais nenhum dia. É a mesma pessoa que está corrigindo erros e falhas do projeto do shopping para não entregar a vocês uma obra com problemas”.
E acrescentou: “Então, é essa mesma pessoa que contratou o SEBRAE para que este, com toda experiência e conhecimento na área, indique a forma de gestão do empreendimento para que ele não se torne um fracasso como já aconteceu com outros da mesma natureza Brasil a fora. É essa pessoa que está se preocupando com todos os detalhes para que o sonho de vocês - e o investimento que toda a população de Rio Branco está fazendo - não virem pó. A gestão de um bem público como esse precisa ser profissional, pelo bem do próprio empreendimento. Minha surpresa aqui é o desconhecimento que vocês demonstram dessa proposta, uma vez que antes de me ser apresentada, foi aprovada pela Comissão de Transparência, da qual participa representante da categoria. Vou recomendar outra reunião”, finaliza a prefeita que respondeu a maioria dos questionamentos dos internautas sobre o assunto.