..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Apenas três deputados federais discutem situação da 364 na Aleac; nenhum senador compareceu

Apenas três deputados federais discutem situação da 364 na Aleac; nenhum senador compareceu

A bancada federal do Acre em Brasília tem 11 parlamentares, sendo 8 deputados federais e 3 senadores. Destes, apenas três deputados federais compareceram à Assembleia Legislativa na manhã de hoje (17) para discutir, em audiência, a situação da BR-364. Os presentes foram Ulysses Araújo (UB/AC), Eduardo Velloso (UB/AC) e Roberto Duarte (Republicanos). O evento reuniu empresários e o superintendente do Dnit no Acre, Carlos Moraes.

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos/AC) destacou a união da bancada federal do Acre em Brasília, bem como o governo federal, para resolver o problema da BR-364. Ele disse que o entreve tem sido a Controladoria Geral da União (CGU) no Acre, que tem se oposto a elevação das planilhas de custos.

“O problema vai ser a execução. Temos R$ 600 milhões para utilizar e não vamos utilizar porque é inexequível. É preciso encontrar um caminho para isso. Há disponibilidade do governo federal para encontrar soluções para isso. Mas estamos esbarrando nos órgãos de fiscalização aqui do estado do Acre. Daqui uns dias ninguém vai querer fazer transporte para o Juruá. Ninguém vai querer”, frisou.

BOLO1

Já o deputado federal Eduardo Velloso (UB/AC) defendeu um grande acordo envolvendo o Deracre, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público da União (MPU) e o Dnit.

“Fazermos um acordo. Só que esse acordo tem que ser pra semana que vem. Tem que dar autorização para Dnit licitar a preço que vai ser executado”, ressaltou o deputado ao mencionar que a falência de empresas afeta diretamente a economia do Acre.

Coronel Ulysses Araújo (UB/AC) disse que sugeriu na Câmara dos Deputados a criação da Frente Parlamentar da BR-364. São 202 deputados federais que apoiam a iniciativa. “A Frente Parlamentar vai agir como uma comissão, só que com uma força muito maior”.

O Notícias da Hora consultou à Assembleia se todos os deputados e senadores foram convidados e a resposta foi “sim”.

BOLO2