Mesmo com a imprensa flagrando, fotografando e filmando as reuniões da bancado do Progressistas na Câmara de Vereadores de Rio Branco com partidos de oposição, o líder da legenda na Casa, José Aiache divulgou release na tarde desta quarta-feira (5) negando aliança com o PP e MDB.
Ayache tentou desmentir que sua sigla tenha firmado uma aliança formal com o PT e MDB, ambos de oposição à gestão do prefeito Tião Bocalom. Ele garante que as discussões em torno de blocos parlamentares são parte do processo natural da formação das forças políticas na Câmara, pautadas por questões de proporcionalidade, e não por acordos definitivos.
Ayache, que foi recentemente escolhido para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, reforçou o compromisso do Progressistas com a unidade interna do partido e com a gestão municipal, destacando que o PP tem se fortalecido e pretende colaborar com o Poder Executivo, sem renunciar a sua autonomia.
“Nosso partido segue forte, mantendo sua identidade e independente em relação a outras siglas. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de Rio Branco, mas esperamos ser tratados com dignidade pelo Poder Executivo”, afirmou Ayache, destacando que, apesar de eventuais discussões e alinhamentos em bloco, o foco do Progressistas continua sendo o bem-estar da população e a melhoria da gestão municipal.
O episódio ocorre em um momento de intensas movimentações políticas na Capital acreana, em que as articulações entre as bancadas refletem o cenário de busca por espaços de poder e influência dentro da Câmara. A gestão de Bocalom, que já enfrenta críticas de diversos setores, é tema de debate constante no Legislativo, e a posição do Progressistas, por ora, parece equilibrada entre a busca por independência política e a disposição para colaborar com o prefeito.